ECONOMIA INTERNACIONAL

FMI reduz previsão do PIB da zona do euro para 2026 devido à guerra no Oriente Médio

Relatório do FMI aponta impacto do conflito no Oriente Médio e inflação acima da meta até 2028 na Europa e Reino Unido

Publicado em 14/04/2026 às 12:44
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo a projeção de crescimento econômico da zona do euro para os próximos anos. Segundo a atualização de março do relatório Perspectivas da Economia Mundial (WEO, na sigla em inglês), a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco em 2026 caiu de 1,3% para 1,1%, enquanto a expectativa para 2027 passou de 1,4% para 1,2%.

De acordo com o FMI, "o desempenho melhor do que o esperado no fim de 2025 deve dar lugar, ao longo do tempo, ao impacto negativo do conflito no Oriente Médio".

O relatório também prevê que a inflação da zona do euro suba para 2,6% em 2026, desacelerando para 2,2% em 2027 — ambos os índices acima da meta de 2%. A inflação subjacente, por sua vez, deve aumentar de forma mais moderada, mas permanecer acima de 2% até 2028.

No Reino Unido, a projeção para o crescimento do PIB em 2026 foi revisada para baixo, de 1,3% para 0,8%. O FMI atribui a desaceleração à guerra no Oriente Médio e ao ritmo mais lento de flexibilização monetária pelo Banco da Inglaterra (BoE). A expectativa é de recuperação do PIB britânico para 1,3% em 2027, ainda abaixo dos 1,5% previstos anteriormente.

Para a inflação no Reino Unido, o FMI projeta 3,2% em 2026, com recuo para 2,4% em 2027.

Segundo a instituição, o cenário econômico da zona do euro e do Reino Unido reflete ainda os efeitos persistentes do aumento dos preços de energia desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, o que prejudica a indústria local. Além disso, há pressões adicionais decorrentes da valorização real do euro frente às moedas de países exportadores de produtos similares.