MERCADO FINANCEIRO

Presidente da CVM afirma que instituição está 'sob ataque' e critica postura do Banco Central

João Accioly, presidente interino da CVM, destaca pressão sobre a autarquia e menciona tentativa do BC de se eximir de responsabilidades após episódios recentes.

Publicado em 06/04/2026 às 11:22
Presidente da CVM afirma que instituição está 'sob ataque' e critica postura do Banco Central Reprodução

O presidente interino da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Accioly, declarou que a autarquia está "sob ataque", com outros agentes do mercado tentando atribuir à reguladora a responsabilidade por episódios recentes. Durante sua participação no Congresso de Fundos de Investimento da OAB-RJ, realizado na manhã desta segunda-feira (6), no centro do Rio, Accioly citou o Banco Central (BC) como um dos órgãos que buscam "ficar melhor na foto".

O contexto das declarações envolve as denúncias relacionadas ao banco Master, ocorridas em janeiro deste ano. Na ocasião, o então ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu que a fiscalização dos fundos de investimento deveria ser transferida para o BC.

Accioly fez questão de valorizar o corpo técnico da CVM, reconhecendo o mérito dos esforços realizados. No entanto, mencionou a criação de um grupo de trabalho e a elaboração de um relatório para analisar a atuação da autarquia no caso Master. Apesar de não tecer críticas diretas, o relatório aponta possíveis falhas técnicas.

O presidente interino também defendeu o papel ativo da advocacia na construção das regras do mercado. Segundo ele, parte das reformas promovidas pela CVM envolveu o empoderamento dos próprios agentes impactados pela regulação. "Acredito mais naqueles que são afetados pelas decisões para criar as normas do que em órgãos distantes das consequências, por melhores que sejam as intenções", afirmou Accioly.