CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

EUA e Israel lançam mais de 200 ataques contra o Irã em 24 horas, diz mídia

Bombardeios teriam atingido ao menos 13 regiões iranianas, segundo grupo de direitos humanos citado pela Al-Jazeera

Por Sputnik Brasil Publicado em 03/04/2026 às 23:33
Bombardeios dos EUA e Israel deixam centenas de mortos em 24 horas no Irã, segundo ativistas. © AP Photo / Vahid Salemi

Pelo menos 206 ataques foram lançados contra o Irã entre quinta-feira (2) e esta sexta-feira (3), resultando na morte de pelo menos um civil, de acordo com informações do canal Al-Jazeera, que cita um grupo de ativistas de direitos humanos iranianos.

Segundo a agência HRANA, citada pela mídia árabe, uma série de bombardeios atingiu pelo menos 13 regiões do Irã em um período de 24 horas. A ofensiva intensificou ainda mais o cenário de violência desde o início do conflito, no final de fevereiro.

O levantamento da organização aponta que os ataques atribuídos às forças dos Estados Unidos e de Israel já causaram a morte de 1.607 civis e 1.213 militares iranianos.

A emissora Al-Jazeera destacou que não conseguiu confirmar esses números de forma independente.

Em contrapartida, autoridades iranianas divulgaram estatísticas um pouco menores. Segundo dados do Ministério da Saúde e Educação Médica do Irã, ao menos 2.076 pessoas morreram até esta sexta-feira em decorrência dos ataques.