SEMANA SANTA

Via Sacra em Aparecida retrata Jesus como pessoa em situação de rua

Celebração destaca a realidade dos sem-teto e reforça o lema da Campanha da Fraternidade 2024, 'Fraternidade e Moradia'.

Publicado em 03/04/2026 às 12:26
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A celebração da Via Sacra realizada nesta sexta-feira, 3, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), emocionou fiéis ao representar Jesus como uma pessoa em situação de rua. Durante a cerimônia, a imagem de Jesus foi colocada deitada em um banco de praça, enrolada em um cobertor, deixando à mostra apenas os pés marcados por chagas.

De acordo com a organização, a iniciativa buscou chamar atenção para "os crucificados de hoje", simbolizando as pessoas que vivem sem moradia digna. A Sexta-Feira Santa é marcada por celebrações católicas em memória da morte de Jesus Cristo.

Outro destaque da cerimônia foi a exibição de uma cruz diante de uma moradia precária, com a inscrição "Ele veio morar entre nós". O lema integra a Campanha da Fraternidade deste ano, promovida anualmente pela Igreja Católica no Brasil para estimular a reflexão sobre temas sociais.

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o tema "Fraternidade e Moradia" para a campanha de 2024. Em fevereiro, o Santuário Nacional inaugurou a campanha com a instalação da estátua Jesus Sem Teto.

A obra, fundida em bronze, é assinada pelo escultor canadense Timothy Schmalz. A réplica em Aparecida se soma a outras já instaladas no Vaticano, na Catedral de Santiago de Compostela e no Santuário de Fátima.

Durante a Via Sacra, outra representação marcante foi a das bandeiras brancas, quando fiéis rezaram pelo fim das guerras no mundo, ecoando a oração do Papa Leão XIV. O pontífice afirmou que Deus é o "rei da paz" e não pode ser usado para justificar conflitos armados.