DIREITOS HUMANOS

PGR solicita ao STF acesso a laudos de mortes em operação policial no Rio

Pedido reforça necessidade de transparência na apuração das mortes durante a megaoperação Contenção, em 2025, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Por Sputinik Brasil Publicado em 02/04/2026 às 19:21
Pedro França/Agência Senado

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine ao governo do Rio de Janeiro a entrega integral dos laudos referentes às mortes ocorridas durante a megaoperação Contenção, realizada em outubro de 2025 na Zona Norte da capital fluminense.

O pedido foi apresentado no âmbito da ADPF das Favelas e reforça manifestação da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal no estado, que relata dificuldades no acesso a documentos considerados essenciais para esclarecer as circunstâncias dos óbitos.

Na petição, Gonet destaca a importância da obtenção da documentação pericial produzida durante a operação, com ênfase nos laudos necroscópicos elaborados pelo Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. O procurador-geral também ressalta a necessidade de garantir a preservação da cadeia de custódia desses documentos.