MISSÃO ARTEMIS 2

'A vista da Terra é espetacular', diz Reid Wiseman, comandante da missão

Nave Órion se prepara para deixar a órbita terrestre e iniciar trajetória rumo à Lua em missão histórica da Nasa

Publicado em 02/04/2026 às 18:53
Reid Wiseman, comandante da missão Reprodução

A nave Órion está prestes a deixar a órbita da Terra e iniciar sua trajetória em direção à Lua. Nas próximas horas, será realizada uma manobra crucial para que a nave obtenha o impulso necessário para alcançar o satélite natural nos próximos dias, conforme o cronograma previsto.

Esta quinta-feira, 2, marca o segundo dia da missão Artemis 2, lançada na última quarta-feira, que leva quatro astronautas à órbita lunar, mais de 50 anos após a última missão tripulada à Lua.

Com duração estimada de dez dias, a missão representa um passo fundamental para os planos da Agência Espacial Americana (Nasa) de realizar um novo pouso lunar ainda nesta década e estabelecer uma presença permanente no satélite.

Durante as 24 horas iniciais após o lançamento, a Órion permaneceu em órbita da Terra. Nesse período, os astronautas conduziram uma série de testes nos sistemas de navegação e comunicação, preparando-se para a próxima etapa da viagem.

Foram identificados alguns pequenos contratempos, como um defeito temporário no sistema de comunicação, excesso de frio na cabine e uma luz intermitente no banheiro da nave.

Os tripulantes também aproveitaram parte do tempo para registrar imagens do planeta à distância. “A vista da Terra é espetacular”, destacou o comandante da missão, Reid Wiseman.

Ao se aproximar da Lua, nos próximos dias, a nave realizará uma volta completa ao redor do satélite, incluindo o lado oculto, e, em seguida, utilizará a força gravitacional para retornar à Terra. O pouso está previsto para o dia 10.