TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Irã ameaça empresas de tecnologia e finanças dos EUA no Golfo e cita alvos para 1º de abril

Guarda Revolucionária do Irã declara que gigantes americanas podem ser alvos a partir desta quarta-feira, em resposta a ataques recentes.

Publicado em 31/03/2026 às 15:20
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) anunciou que empresas norte-americanas e suas afiliadas nos setores de tecnologia e finanças passarão a ser consideradas "alvos legítimos" na região do Golfo a partir de 1º de abril, intensificando as negociações com os Estados Unidos e seus aliados.

Em comunicado, o IRGC listou como possíveis alvos as empresas Cisco, HP, Intel, Oracle, Microsoft, Apple, Google, Meta, IBM, Dell, Palantir, Nvidia, JPMorgan, Tesla, GE, Spire Solution, G42 e Boeing.

De acordo com o órgão iraniano, essas companhias estariam envolvidas em "operações terroristas" por meio de atividades relacionadas à tecnologia da informação, inteligência artificial (IA) e rastreamento de alvos via espionagem. No entanto, a Guarda não apresentou provas que sustentassem as acusações.

A IRGC afirmou que "as principais instituições envolvidas em operações terroristas serão consideradas alvos legítimos" e emitiu um alerta às autoridades norte-americanas e às empresas suspeitas de envolvimento em atividades de espionagem.

O comunicado também faz referência aos ataques recentes prolongados por Washington e Israel, que resultaram na morte de cidadãos iranianos.

Além disso, a declaração recomenda que os funcionários dessas empresas "se afastem imediatamente de seus locais de trabalho" e orientem os moradores que vivem em um raio de uma estação de eletricidade a deixarem as áreas como medida de segurança.

A Guarda Revolucionária informou ainda que, a partir das 20h desta quarta-feira, 1º de abril, no horário de Teerã (13h30 em Brasília), as empresas envolvidas devem "esperar a destruição de suas respectivas unidades em resposta a cada atentado no Irã".

Escalada de tensões

A declaração ocorre em meio ao aumento das transferências no Oriente Médio, com trocas de ameaças entre Irã, Estados Unidos e Israel. Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, sinaliza intenção de encerrar a guerra e buscar negociações com o Irã, apesar das negativas frequentes do governo iraniano.

Ataques nesta terça-feira

Conforme informações divulgadas nesta terça-feira, 31, o exército iraniano teria atacado a Siemens, a AT&T e centros de telecomunicações próximos ao Aeroporto Ben Gurion e a Haifa, em Israel, segundo a emissora iraniana Press TV.

Essas instalações, de acordo com os relatos, foram utilizadas pelas forças armadas israelenses para operações de inteligência artificial, produção de armamentos e redes avançadas.

Uma instalação da Telecom também teria sido atingida na região, conforme publicação da Al Jazeera na rede X nesta terça-feira.