Ativista brasileiro Thiago Ávila é detido ao chegar na Argentina
Militante foi interrogado por autoridades de imigração e alega sofrer restrições devido a seu ativismo internacional.
O ativista brasileiro Thiago Ávila foi detido por autoridades de imigração ao desembarcar na Argentina e submetido a um interrogatório no aeroporto. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (31) nas redes sociais do próprio Thiago.
Segundo relato publicado, Ávila foi separado da família e levado para averiguações. Ele afirma que há registros internacionais que o associam a acusações como apoio ao terrorismo, situação que já teria provocado restrições em outras viagens.
Recentemente, Thiago concedeu entrevista à Sputnik Brasil sobre sua participação em uma missão humanitária a Cuba, que enviou toneladas de suprimentos à ilha durante o bloqueio, e relatou pressões e intimidações enfrentadas durante o trajeto.
De acordo com o ativista, a abordagem das autoridades argentinas estaria relacionada ao seu apoio à Palestina. Ávila afirma que agentes de outros países já o informaram sobre a existência de um alerta internacional em seu nome por "apoio ao terrorismo" e "passaporte perdido".
"Thiago está na Argentina por um único dia para lançar o capítulo da Flotilha Global Sumud no país e amanhã segue para Barcelona para o lançamento da missão para romper o cerco ilegal de Israel sobre Gaza."
Por Sputnik Brasil