MACEIÓ

Com apoio de parceiros, Alurb realiza mutirão de limpeza na foz do Riacho Jacarecica

Ação teve a participação de moradores da região, empresas parceiras, universitários e alunos da rede municipal

Publicado em 29/03/2026 às 16:47
Mutirão de limpeza na foz do Riacho Jacarecica. Thony Nunes/ Cortesia

O último sábado (28) foi reservado pela Autarquia Municipal de Limpeza Urbana para uma atividade em prol do meio ambiente. Com o apoio de moradores da cidade, empresas, cooperativas parceiras, universitários e alunos da rede pública municipal de ensino, foi feito um mutirão de limpeza na região da foz do riacho Jacarecica, que deságua na praia de Cruz das Almas, litoral Norte de Maceió

A ação iniciou com uma atividade de alongamento, que reuniu moradores e moradores que fazem parte da Associação dos Moradores dos Bairros de Jacarecica e Cruz das Almas e estudantes do curso de engenharia civil, do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ). Depois, os participantes ouviram sobre o ecossistema costeiro, a preservação dos recursos hídricos do rio Jacarecica e a limpeza do manguezal.

Planta de vegetação de restinga. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb
Planta de vegetação de restinga. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb

Logo em seguida, os participantes foram liberados para realizar um plantio de coqueiros e de restinga, ecossistema costeiro formado por cobertura adaptada a solos arenosos e salinos, situado entre a praia e o continente e que atua como barreira natural contra a erosão marinha, dunas e ventos, protegendo o litoral.

Eliene Monteiro realiza plantio de restinga. Foto: Ascom Alurb
Eliene Monteiro realiza plantio de restinga. Foto: Ascom Alurb

O técnico do gestor do Projeto Orla, Roberto Monteiro, participou da atividade com sua mãe, Eliene Monteiro, e aprovou. "Trata-se de um gesto de cuidado com o nosso território, com o ecossistema costeiro e com o futuro da nossa cidade. Essa ação mostra que preservar a restinga e os mangues não é apenas responsabilidade dos órgãos públicos, mas de toda a comunidade e, no nosso caso, também da escola e dos alunos universitários presentes", afirmou.

Após toda a explicação, os educadores ambientais da Alurb levaram os alunos das escolas Pio X, localizada no Prado, e Maria de Lourdes Bezerra, nas Mangabeiras, para o mangue, em um local seguro, para fazer o recolhimento de resíduos descartados irregularmente e que prejudicaram o bioma. Os alunos também foram acompanhados pelos jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, responsáveis ​​empresas pela coleta domiciliar na capital.

Estudante participa de mutirão. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb
Estudante participa de mutirão. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb

Samara Ferreira, 14 anos, aluna da Escola Pio X, avaliou como positiva a experiência de participar da ação. "Foi muito bom vir aqui com meus amigos e poder ajudar o meio ambiente. Nós coletamos diversos materiais que estavam presos nos galhos dos mangues e evitamos que eles fossem arrastados pelas águas para o mar. Foi sensacional participar", revelou.

Após o mutirão, que coletou uma centena de quilos de plásticos, vidros, metais e outros itens diversos que prejudicam o meio ambiente, todos os participantes puderam aprender sobre o sabão ecológico, fabricado por uma servidora da Alurb reutilizando óleo de cozinha. Logo após, vários brindes doados pelo Grupo Orizon, parceiro da Prefeitura de Maceió na concessão do Aterro Sanitário, foram sorteados.

Oficina de sabão ecológico. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb
Oficina de sabão ecológico. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressaltou o poder que a comunidade unida possui. "Todos juntos plantando vegetação de restinga permite que você tenha um espaço vivo. No entanto, é essencial uma proteção contínua, para seguir protegendo nossa praia, com resiliência e preservação. É uma maneira simples e concreta de ajudar a preservação de nosso ecossistema marinho", disse.

A ação foi concluída com a partilha de lanches entre os envolvidos, que contou com o apoio da Água de Coco Alagoana e da Barraca Brilho da Lua, e a distribuição de cata-ventos, produzida pela equipe de educação ambiental da Alurb com materiais recicláveis, para as crianças.

Participantes do mutirão proteção ao meio ambiente. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb
Participantes do mutirão proteção ao meio ambiente. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb

“Não podemos esquecer que não existe vitória possível numa cidade onde o povo não cuida do seu próprio território. Proteger o meio ambiente é construir uma cidade verdadeiramente sustentável e com responsabilidade de todo o mundo”, completou o diretora.

Antes de encerrar a atividade, que contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Comitê Gestor do IGP, que faz parte do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), a Alurb realizou a instalação de uma placa que mantém a ordem de preservação da restinga na região.

Placa informa sobre ordenamento da restinga. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb
Placa informa sobre ordenamento da restinga. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb

Ao final, os resíduos gerados na ação e a coleta no manguezal passaram por uma triagem, realizada pelas cooperativas parceiras, Cooplum e Coopvila, para que ganhassem a destinação correta, gerando renda para diversas famílias envolvidas na coleta seletiva de capital.