POLÍTICA

Oposição aciona PGR contra Gilmar Mendes

Deputados e senadores pedem investigação após declarações do ministro do STF sobre comissão parlamentar.

Publicado em 27/03/2026 às 14:20
Gilmar Mendes Reprodução

Parlamentares da oposição articulam uma notícia-crime contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, após declarações feitas durante sessão da Corte. Segundo os oposicionistas, o magistrado teria acusado membros de uma comissão parlamentar de práticas criminosas sem apresentar provas.

A iniciativa é liderada pelo deputado Sóstenes Cavalcante, que busca reunir assinaturas para formalizar o pedido junto à Procuradoria-Geral da República (PGR). Os congressistas argumentam que a fala do ministro foi genérica e atingiu diretamente parlamentares no exercício do mandato.

Para os autores da ação, houve abuso de autoridade e risco de instabilidade institucional. Senadores como Damares Alves, Magno Malta e Eduardo Girão defendem a abertura de investigação e a análise das declarações feitas na sessão do STF.

Por Sputnik Brasil