Ator e diretor teatral Juca de Oliveira morre aos 91 anos em São Paulo
Figura marcante do teatro, televisão e cinema brasileiro, Juca de Oliveira deixa legado artístico e cultural.
O ator, autor e diretor Juca de Oliveira morreu na madrugada deste sábado (21), em São Paulo, aos 91 anos. Reconhecido como um dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras, Juca construiu uma trajetória sólida e admirada no teatro, na televisão e no cinema.
Juca estava internado desde o dia 13 deste mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardíaca do Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de um quadro de pneumonia associado a uma condição cardiológica.
Carreira
Ao longo de sua carreira, Juca de Oliveira participou de importantes produções teatrais, muitas delas de sua própria autoria, além de integrar elencos de novelas e programas televisivos de amplo alcance nacional. Sua atuação foi marcada pelo rigor artístico e pelo compromisso com a cultura brasileira. Ele também foi membro da Academia Paulista de Letras.
Juca atuou em mais de 60 peças teatrais, frequentemente como protagonista, interpretando personagens centrais e de grande complexidade dramática.
Televisão
Na televisão, Juca de Oliveira deu vida a personagens marcantes, como o misterioso João Gibão em Saramandaia , novela da TV Globo , eternizada pela emblemática cena do voo sobre a cidade de Bole Bole.
Em 2001, destacou-se na novela O Clone , também da TV Globo , vivendo o médico Doutor Augusto Albieri, papel considerado o mais importante de sua carreira na TV.
Em 2012, ganhou destaque como o vilão Santiago Moreira na Avenida Brasil , novela de João Emanuel Carneiro, interpretando o pai e mentor da vilã Carminha, papel de Adriana Esteves.