Tarcísio reafirma que São Paulo será beneficiado com a reforma tributária
Governador minimiza impacto da perda de arrecadação do ICMS e destaca fim da guerra fiscal entre Estados
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a afirmar que o Estado será amplamente beneficiado pela reforma tributária. Ele minimizou o impacto da redução na arrecadação do ICMS sobre combustíveis — principal fonte de receita dos Estados — diante da substituição do imposto pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), prevista na entrada em vigor da reforma.
Durante a semana, a Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) alertou para possíveis impactos negativos nas contas estaduais, considerando mudanças promovidas pelo governo Bolsonaro no sistema de recolhimento do ICMS, somadas à implementação da reforma tributária.
Segundo Tarcísio, São Paulo tende a ser favorecido, pois a reforma irá pôr fim à guerra fiscal entre os Estados, considerada por ele o principal fator prejudicial ao Estado.
“A reforma acaba com a guerra fiscal, que é muito prejudicial para São Paulo”, afirmou o governador. Ele destacou ainda que, com a mudança da tributação para o destino, o Estado tende a ganhar significativamente, já que é, ao mesmo tempo, um grande exportador e importador.