COMÉRCIO INTERNACIONAL

China e União Europeia avançam em normas para exportação de carros elétricos

Documento orientará exportadores chineses sobre preços, buscando equilíbrio e respeito às regras da OMC

Publicado em 12/01/2026 às 10:38
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

China e União Europeia (UE) concordaram sobre a importância de estabelecer orientações gerais a respeito dos compromissos de preços para exportadores chineses de veículos elétricos destinados ao mercado europeu. O objetivo é permitir que os exportadores abordem preocupações de forma mais prática e direcionada, em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), conforme informou o Ministério do Comércio chinês nesta segunda-feira (12).

De acordo com a nota oficial, a UE irá emitir um "Documento de Orientação sobre a Apresentação de Aplicações de Compromisso de Preço". O material confirmará o compromisso do bloco europeu com o princípio da "não discriminação".

O Ministério destacou que o acordo reflete o espírito de diálogo e os resultados das consultas entre China e UE. "Ambas as partes têm a capacidade e a disposição de resolver adequadamente as diferenças por meio de diálogo e consulta dentro do quadro das regras da OMC", afirmou a pasta, ressaltando ainda a importância de manter a estabilidade das cadeias produtivas do setor automotivo e de suprimentos na China, na UE e globalmente.

Para Pequim, o entendimento alcançado não apenas favorece o desenvolvimento saudável das relações econômicas e comerciais entre China e UE, mas também contribui para a manutenção de uma ordem internacional de comércio baseada em regras.