Janeiro Roxo incentiva prevenção e reforça combate à hanseníase em Arapiraca
Campanha destaca importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento gratuito pelo SUS
Foto: Ascom Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma série de ações de conscientização e prevenção à hanseníase durante o Janeiro Roxo. A campanha nacional reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento gratuito da doença, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A hanseníase é uma doença crônica e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. O tratamento é simples, gratuito e está disponível na rede pública de saúde do município, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada para o atendimento.
Além das UBS, Arapiraca conta com o Centro de Referência Especializado em Tuberculose e Hanseníase (CRETH), que atua como polo regional, atendendo pacientes de mais de 46 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde. O espaço dispõe de equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, assistente social e laboratório especializado para apoio diagnóstico.
A coordenadora municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Graciliane Farias, destaca a importância de buscar atendimento assim que surgirem os primeiros sinais da doença. Entre os sintomas estão manchas na pele (esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas) com sensibilidade alterada, dor ou calor, formigamento ou fisgadas nos nervos dos braços e pernas, além de diminuição de pelos e inchaço nessas áreas.
Durante todo o mês, as equipes de saúde intensificam as ações educativas dentro das unidades, focando na conscientização da população. O Janeiro Roxo reforça que a hanseníase tem cura e que o tratamento, quando iniciado precocemente, previne sequelas.