Rússia testa mais de mil modelos de equipamento militar em zonas de combate em 2025
Vice-premiê russo destaca avanços no setor espacial e militar-industrial, incluindo aumento de satélites e produção civil.
O agrupamento orbital russo cresceu de 288 para 300 satélites, informou nesta quarta-feira (12) o vice-primeiro-ministro Denis Manturov ao presidente Vladimir Putin. O relatório, apresentado por Manturov, detalha os principais avanços da Rússia nos setores espacial e militar-industrial ao longo do último ano.
Dentre os destaques, a estatal Roscosmos realizou 17 lançamentos de foguetes espaciais, enquanto o faturamento das empresas do setor espacial russo teve um aumento de 10%. Em um marco significativo, a Rússia realizou o primeiro lançamento do novo foguete Angara-A5, levando um satélite militar a partir do cosmódromo de Plesetsk — feito anteriormente restrito ao cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Na esfera militar, a indústria russa cumpriu todas as encomendas previstas para 2025. Além disso, mais de 1.000 modelos de equipamentos militares novos e modernizados foram testados diretamente em zonas de combate, reforçando o processo de modernização das Forças Armadas.
Outro ponto relevante do relatório indica que a participação da produção civil nas empresas da indústria de defesa superou 30%, demonstrando diversificação e maior integração com a economia nacional.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputnik Brasil