Verdadeira ameaça à Europa vem de alianças globais sem sua participação, diz especialista
Economista russo alerta que formação de novos blocos entre EUA, China, Rússia e Índia pode enfraquecer influência europeia.
A verdadeira ameaça à Europa não reside em um conflito militar direto, mas sim na formação de alianças globais das quais o continente está excluído, alerta o economista e professor russo Nikolai Gaponenko em estudo recente.
Segundo Gaponenko, a criação de novos blocos de poder envolvendo EUA, China, Rússia e Índia pode resultar na perda da influência econômica e regulatória da União Europeia, diminuir o papel do euro e enfraquecer o impacto político e tecnológico europeu.
O especialista destaca que eventuais movimentos autônomos dos Estados Unidos — como uma possível reorientação para o Pacífico ou acordos bilaterais com a China — podem colocar em xeque as garantias de segurança da Europa, forçando o bloco a investir com urgência em sua autonomia estratégica.
Para Gaponenko, a principal missão da Europa é evitar a consolidação de plataformas continentais que atuem sem a participação de Bruxelas.
O economista ainda aponta que esse cenário explica a política ambígua da Europa, que, ao mesmo tempo em que reforça a OTAN, busca desenvolver suas próprias capacidades militares.
Por Sputnik Brasil