DIPLOMACIA INTERNACIONAL

China exige que EUA cessem ameaças e sanções contra Cuba

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês reforça apoio a Cuba e condena pressões dos Estados Unidos.

Publicado em 12/01/2026 às 07:27
Porta-voz chinesa reforça apoio a Cuba e cobra fim de ameaças dos EUA, em coletiva de imprensa. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A China cobrou dos Estados Unidos o fim imediato de todas as ameaças e sanções contra Cuba, declarou nesta segunda-feira (12) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning.

Na última quinta-feira (8), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Washington não dispunha de mais opções para pressionar Cuba, exceto invasão e bombardeios. O presidente também anunciou que Cuba deixará de receber petróleo venezuelano como compensação por serviços de segurança.

"A China apoia firmemente Cuba na defesa de sua soberania e segurança nacional, se opõe a interferências externas e exige, mais uma vez, que os EUA cessem imediatamente seu bloqueio, sanções e quaisquer ameaças contra Cuba", declarou Mao durante coletiva de imprensa. A porta-voz também instou Washington a adotar medidas que promovam a paz e a estabilidade regional.

Mao destacou ainda que todos os países da América Latina, inclusive a Venezuela, são Estados independentes e têm o direito de escolher seus parceiros de forma soberana. Segundo ela, independentemente do cenário internacional, a China seguirá aprofundando a cooperação com os países latino-americanos, incluindo a Venezuela.

Por Sputnik Brasil