DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Javier Milei considera China grande parceira comercial e planeja visitar o país em 2026

Apesar do alinhamento com os Estados Unidos, presidente argentino reforça importância dos laços econômicos com a China e confirma visita ao país asiático.

Publicado em 12/01/2026 às 06:06
Javier Milei reforça parceria comercial com a China e anuncia visita ao país em 2026. © AP Photo / Rebecca Blackwell

O presidente da Argentina, Javier Milei, reafirmou a China como uma importante parceira comercial e confirmou planos de visitar o país asiático em 2026, segundo informações do portal Brasil 247.

Milei destacou que não pretende interromper o comércio com a China, mesmo diante de tensões geopolíticas e da aproximação de Buenos Aires com Washington. O presidente argentino também confirmou a intenção de realizar uma visita oficial à China ainda este ano.

De acordo com a estratégia internacional do governo argentino, Milei defende que questões geopolíticas e interesses econômicos não devem se misturar. Dessa forma, o alinhamento político e estratégico com os Estados Unidos não significa distanciamento de Pequim, e os laços comerciais com a China não contradizem a política externa argentina em relação aos EUA e a Israel.

Milei ressaltou que as exportações argentinas para o mercado chinês permanecerão, já que a China é um dos principais destinos dos produtos do país, especialmente em setores estratégicos como soja, carne bovina e lítio.

"Eu não vou romper os laços comerciais com a China. Isso não quer dizer que eu não esteja profundamente alinhado do ponto de vista geopolítico com os Estados Unidos", declarou Milei.

O presidente argentino acrescentou que a política externa de sua administração busca conciliar alinhamento ideológico com decisões voltadas à proteção dos interesses comerciais da Argentina.

Em 2024, Milei já havia classificado a China como uma "parceira comercial muito interessante" e afirmou estar "agradavelmente surpreso" com o país. Apesar de já ter manifestado o desejo de visitar a China em outras ocasiões, a viagem ainda não foi concretizada.

Por Sputinik Brasil