FENÔMENO METEOROLÓGICO

Tromba d’água surpreende moradores em São Francisco do Sul, SC

Defesa Civil alerta para riscos de temporais e ventos fortes no litoral catarinense após registro de tromba d’água.

Publicado em 11/01/2026 às 21:18
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Uma tromba d’água foi registrada neste sábado, 10, em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina. O fenômeno, semelhante a um tornado, ocorre sobre grandes corpos d’água, como mares e rios.

Imagens feitas por moradores e banhistas mostram uma nuvem escura sobre o oceano, com um funil se formando: a base mais larga nas nuvens e a ponta fina tocando a superfície da água.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, não houve feridos nem danos materiais. A instituição já havia alertado, na sexta-feira, sobre o risco de ciclone no fim de semana. “A formação de um ciclone entre a Argentina e o Uruguai influencia diretamente o tempo neste fim de semana em SC. O fenômeno aumenta o risco de temporais, ventos fortes e chuva intensa em várias regiões do estado”, informou em nota nas redes sociais.

Na noite deste domingo, o alerta permanece para temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, granizo, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos à rede elétrica e alagamentos nas áreas litorâneas do Estado.

O que é tromba d’água?

A tromba d’água é um tipo de tornado que se forma sobre grandes corpos d’água, como rios, represas, lagos, mares e oceanos. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), elas costumam se originar em regiões com calor latente armazenado e a partir de nuvens pouco desenvolvidas verticalmente.

“Contudo, em decorrência da menor quantidade de energia envolvida em sua gênese, tais eventos costumam apresentar ventos menos intensos em relação aos registrados pelos tornados”, explica o Cemaden.

Embora possam ocorrer em qualquer região do Brasil, fatores climáticos e meteorológicos tornam estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul mais propensos à ocorrência e aos riscos associados a esse tipo de fenômeno.

Tromba d’água é perigosa?

As trombas d’água podem representar perigo principalmente para embarcações e, em casos mais raros, quando avançam para as margens, podendo atuar também sobre a terra firme.