INTEGRAÇÃO REGIONAL

Presidente da Colômbia propõe confederação para unir países latino-americanos

Gustavo Petro sugere criação de bloco inspirado na União Europeia, abrangendo Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá.

Publicado em 11/01/2026 às 17:00
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, Reprodução / internet

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sugeriu a formação de uma confederação de nações latino-americanas, chamada Grande Colômbia, inspirada no modelo da União Europeia. A proposta, divulgada no sábado (10) em sua conta na rede social X, prevê a criação de um parlamento, tribunal de justiça e conselho de governo comuns.

Na publicação, Petro compartilhou o mapa do território idealizado para a Grande Colômbia, que incluiria, além da Colômbia, os países Venezuela, Equador e Panamá, além de parte da América Central e da Guiana.

"Teríamos políticas comuns nas matérias propostas pela população", afirmou Petro, destacando que a confederação seguiria uma política comercial voltada à industrialização, com o objetivo de transformar a região em referência mundial em energia limpa, conhecimento e infraestrutura.

A proposta resgata o projeto histórico de Simón Bolívar, que entre 1819 e 1831 uniu os territórios das atuais Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá, além de partes do Peru e do Brasil, sob a denominação de Grande Colômbia.

A iniciativa de Petro ocorre em meio a tensões diplomáticas recentes, após ameaças do ex-presidente norte-americano, Donald Trump, de uma possível ação militar na Colômbia.

Após a captura de Nicolás Maduro na Venezuela, Trump acusou Petro de comandar um governo "doente" e de produzir cocaína destinada aos Estados Unidos.

No entanto, as trocas de acusações arrefeceram após uma conversa telefônica entre os dois líderes na última quarta-feira. Trump anunciou que uma visita de Petro à Casa Branca está prevista para a primeira semana de fevereiro.