TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Irã adverte EUA e Israel sobre possível retaliação em caso de ataque militar

Presidente do Parlamento iraniano afirma que bases e embarcações americanas, além de Israel, serão considerados alvos legítimos em caso de ofensiva dos EUA.

Por Sputinik Brasil Publicado em 11/01/2026 às 09:36
Parlamento iraniano alerta EUA e Israel sobre possíveis retaliações em caso de ataque militar. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, alertou os Estados Unidos e Israel sobre possíveis retaliações caso o país persa seja alvo de ataque militar.

Ghalibaf respondeu às recentes declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, enfatizando que o Irã não se limitará a uma resposta restrita após um eventual ataque, considerando a retaliação parte da "legítima autodefesa".

Segundo o parlamentar, se houver uma ofensiva dos Estados Unidos, Israel, assim como todas as bases, instalações e embarcações americanas na região, passarão a ser considerados alvos legítimos pelo Irã.

Informações da imprensa norte-americana indicam que autoridades dos EUA, diante dos alertas de Trump, discutiram possíveis planos de ataques contra o Irã, incluindo a definição de alvos potenciais.