Coreia do Norte cobra explicações de Seul após novo incidente com drone
Governo norte-coreano exige resposta formal da Coreia do Sul sobre suposta invasão aérea e ameaça consequências em caso de novas provocações.
A Coreia do Norte exigiu, neste domingo (horário local), que a Coreia do Sul apresente uma explicação detalhada sobre a suposta invasão de um drone sul-coreano no espaço aéreo norte-coreano.
Segundo comunicado oficial divulgado pela agência estatal KCNA, a cobrança foi assinada por Kim Yo-jong, irmã do líder Kim Jong-un e vice-diretora do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia. Kim afirmou: "Felizmente, as Forças Armadas da República da Coreia emitiram uma declaração oficial afirmando que não agiram por conta própria e que não têm a intenção de nos provocar ou irritar. No entanto, uma explicação detalhada [...] deve ser fornecida".
Kim Yo-jong ainda alertou sobre possíveis retaliações: "Se a República da Coreia optar por nos provocar novamente no futuro, jamais conseguirá lidar com as terríveis consequências que isso acarretará".
O episódio aumenta a tensão já existente entre as duas Coreias, reacendendo preocupações sobre a estabilidade na península.