Militares dos EUA anunciam ataques na Síria contra grupo extremista
Operações miram posições do Daesh em território sírio; comando americano não divulga número de vítimas
As Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram neste sábado a realização de múltiplos ataques aéreos na Síria, tendo como alvo o grupo Daesh (autodenominado Estado Islâmico, organização terrorista proibida na Rússia e em diversos outros países).
“Os ataques de hoje tiveram como alvo o Daesh, em toda a Síria”, informou o Comando Central dos EUA em comunicado oficial. As operações ocorreram no início da tarde, conforme o horário da Costa Leste americana.
O comunicado não detalhou se houve mortos ou feridos durante as ações.
No último Natal, os Estados Unidos também lançaram um “ataque poderoso e mortal” contra alvos do grupo no noroeste da Nigéria.
As tropas terrestres americanas foram enviadas à Síria pela primeira vez no final de 2016, com o objetivo declarado de apoiar o combate ao Estado Islâmico e evitar que áreas estratégicas do nordeste do país, ricas em energia e alimentos, retornassem ao controle do governo sírio em Damasco.
Após a queda do governo Assad no final de 2024, o novo governo sírio se comprometeu a integrar a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.