Milhares de agricultores protestam na Irlanda contra acordo entre União Europeia e Mercosul
Manifestação em Athlone reúne mais de 20 mil pessoas e centenas de tratores; agricultores temem impacto do acordo sobre o setor agrícola europeu.
Mais de 20 mil pessoas foram às ruas neste sábado (10) em Athlone, cidade localizada no centro da Irlanda, para protestar contra o acordo comercial firmado entre a União Europeia e o Mercosul. A manifestação foi convocada pelo deputado Richard O’Donoghue, secretário-geral do partido de direita Irlanda Independente.
O acordo foi aprovado na última sexta-feira (9) após uma votação apertada no Conselho Europeu. A Itália, que inicialmente era contrária, mudou seu voto e garantiu a maioria necessária para a aprovação do pacto, que vinha sendo negociado há mais de 25 anos. Com a aprovação, a assinatura oficial do acordo está prevista para o próximo dia 17 de janeiro.
"Mais de 20 mil manifestantes se reuniram em Athlone para protestar contra o acordo com o Mercosul. Milhares de tratores encheram as ruas da cidade", relatou O’Donoghue durante o ato.
Em 2024, uma onda de protestos de agricultores já havia ocorrido em diversos países da União Europeia, todos contrários ao acordo de livre comércio com o Mercosul.
Os produtores europeus temem que o pacto aumente a entrada de produtos latino-americanos mais baratos e com padrões regulatórios diferentes, agravando a crise do setor devido à chamada "concorrência desleal".
O Mercosul foi criado em 26 de março de 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em 2023, a Bolívia passou a integrar o bloco, enquanto Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Peru e Suriname possuem status de Estados associados.
Com informações de Sputnik Brasil