Prefeitura investe na requalificação de quatro mercados públicos de Maceió
Novos equipamentos na Levada, Benedito Bentes, Jacintinho e Tabuleiro vão proporcionar conforto e segurança aos permissionários e consumidores
Mercado da Produção, na Levada, passa por ampla reforma
A Prefeitura de Maceió iniciou, no final do mês passado, as obras de requalificação do Mercado da Produção, localizado no bairro Levada. Inaugurado em 1978, o espaço sofreu deterioração ao longo dos anos e enfrentava problemas crônicos de alagamento durante o período de chuvas.
Reconhecido como o maior centro de abastecimento de hortifrutigranjeiros, carnes e pescados de Alagoas, o mercado será completamente reformulado e ampliado para 25.724,29 m², totalizando uma área de intervenção de 56.524,7 m². O estacionamento ocupará 12.966,55 m².
“Teremos uma estrutura inovadora, com qualidade primordial. Além de fornecer condições dignas de trabalho aos permissionários, o novo Mercado da Produção se tornará um ponto turístico da cidade, com total acessibilidade e cerca de 900 vagas para estacionamento”, destaca Rodrigo Cunha, vice-prefeito de Maceió e secretário municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Benedito Bentes
O novo mercado público do Benedito Bentes está com mais de 85% das obras concluídas. Com área de 1.575,90 m², o espaço contará com mais de 100 boxes equipados com balcões de granito, banheiros adaptados, lanchonetes e 24 tarimbas para comercialização de carnes, frango, frutos do mar, cereais e outros produtos.
Jacintinho
No Jacintinho, a Seminfra já finalizou a demolição da antiga estrutura do mercado. Atualmente, são realizados serviços topográficos para dar início à fundação da nova obra.
O projeto prevê uma área de 1.887,60 m², com galpões em pórticos pré-moldados de concreto armado, 84 boxes e 44 tarimbas para comercialização. Também estão previstas áreas para restaurante, lanchonetes, banheiros, administração e demais estruturas, oferecendo mais conforto e segurança a comerciantes e clientes.
Tabuleiro do Martins
No Tabuleiro do Martins, o terreno que abrigará o novo mercado público já recebe obras de infraestrutura. Em breve, terá início a construção do equipamento na região da tradicional feirinha do Tabuleiro.
O futuro mercado terá 1.095,42 m², com galpão pré-moldado, ventilação natural, entrada de luz, piso tátil e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
O projeto inclui áreas de convivência e alimentação, tarimbas para carnes, frango e pescado, além de setores para cereais e outros produtos, promovendo mais conforto e segurança para feirantes e consumidores.
