Países da União Europeia ratificam acordo comercial com o Mercosul
Maioria dos países da UE aprova tratado que cria maior zona de livre comércio do mundo; assinatura deve ocorrer no Paraguai.
União Europeia aprova acordo comercial com o Mercosul, mas ratificação final ainda depende dos parlamentos nacionais e europeu.
A União Europeia formou maioria nesta sexta-feira (9) para aprovar o acordo comercial com o Mercosul, mesmo diante da resistência da França. A decisão abre caminho para que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assine o tratado na próxima semana, em Assunção, no Paraguai.
De acordo com veículos europeus, o voto favorável da Itália foi decisivo para garantir a maioria, após o país demonstrar satisfação com as concessões recentes feitas aos agricultores. França, Polônia, Áustria, Hungria e Irlanda mantiveram oposição ao acordo, enquanto a Bélgica optou pela abstenção.
Nas redes sociais, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, celebrou a aprovação do acordo. "Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico", afirmou Lula.
Apesar do avanço, o tratado ainda precisa ser ratificado pelo Parlamento Europeu, etapa que pode levar algumas semanas e exige aprovação dos deputados. Nos países do Mercosul, a ratificação segue para análise dos respectivos Congressos Nacionais.
Por Sputinik Brasil