CNU 2025: prazo para recurso sobre avaliação de título começa hoje
Geral, CNU 2025, MGI, Vagas, Candidatos
Teve início nesta sexta-feira (9) o prazo para que os candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) possam apresentar recurso referente à avaliação de títulos. O resultado provisório dessa etapa, que avalia a formação acadêmica dos participantes, foi divulgado na noite de quinta-feira (8) e pode ser contestado até a próxima segunda-feira (12).
Para interpor recursos, o candidato deve acessar a área do candidato no portal único de serviços digitais do governo federal (gov.br), utilizando CPF e senha. Em seguida, é necessário selecionar o menu "interposição de recursos".
Deficiência
Entre os dias 9 e 12, será realizada também a reaplicação do procedimento de caracterização de deficiência, voltado a candidatos que concorrem às vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD).
De acordo com o cronograma oficial do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), esse procedimento ocorreu originalmente nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025. No entanto, falhas na plataforma de teleatendimento motivaram uma nova convocação para alguns candidatos.
No dia 15 de janeiro, serão divulgados os resultados preliminares da caracterização da deficiência e da avaliação das autodeclarações dos candidatos às vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e quilombolas. Recursos sobre esses resultados poderão ser apresentados entre os dias 16 e 19 de janeiro.
Recurso
A divulgação da nota preliminar da prova discursiva e a disponibilização do espelho de correção estão previstas para 23 de janeiro, com prazo para apresentação de recurso entre os dias 26 e 27 do mesmo mês. A classificação final está prevista para o dia 20 de fevereiro.
Nesta edição, o CPNU2 visa preencher 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Segundo o MGI, 2.480 candidatos serão chamados para assumir os cargos imediatamente após a homologação do resultado final, e outras 1.172 vagas deverão ser preenchidas em curto prazo.
Notícias relacionadas: