COMPORTAMENTO DIGITAL

Geração Z lidera uso de inteligência artificial para compras no Brasil

Pesquisa revela que jovens de 18 a 30 anos utilizam mais IA no consumo, enquanto maioria dos brasileiros ainda não adota a tecnologia

Publicado em 09/01/2026 às 11:50
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Um levantamento realizado pela Nexus aponta que a geração Z, composta por pessoas entre 18 e 30 anos, é o grupo que mais utiliza ferramentas de inteligência artificial (IA) para realizar compras no Brasil. O estudo destaca ainda a predominância desse comportamento entre moradores do Sudeste e indivíduos com maior grau de escolaridade. Apesar disso, 61% dos brasileiros afirmam nunca ter usado IA para adquirir produtos.

De acordo com a pesquisa, 37% dos entrevistados já fizeram ao menos uma compra influenciados por plataformas de IA, como ChatGPT, Gemini, Grok ou Meta AI.

O uso da tecnologia, porém, varia entre as faixas etárias: enquanto 46% dos jovens da geração Z recorrem à IA para compras, 78% das pessoas acima de 60 anos nunca utilizaram esse recurso. A resistência ao uso da IA é mais acentuada no Nordeste e entre a população com menor nível de escolaridade.

O levantamento ouviu 2.012 brasileiros com 18 anos ou mais, em todas as 27 Unidades da Federação, entre 26 de agosto e 1º de setembro, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Sobre os influenciadores digitais criados por IA, 73% dos brasileiros já ouviram falar do tema, mas apenas 6% confiam nesses perfis. Entre os influenciadores humanos, a taxa de confiança é de 36%, enquanto 39% dos entrevistados não confiam em nenhum dos dois tipos.

Entre aqueles que conhecem influenciadores virtuais, 42% afirmam já terem sido influenciados por eles em alguma compra.

Além das compras, os brasileiros também utilizam IA para buscar informações gerais (48%), estudar ou aprender algo novo (45%), criar conteúdos (41%) e para lazer e entretenimento (39%).