RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Trump afirma ser 'psicologicamente importante' que EUA controlem a Groenlândia

Presidente dos EUA reforça interesse estratégico na ilha e evita comentar sobre possível uso de força militar

Publicado em 09/01/2026 às 09:20
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a manifestar interesse em que o país assuma o controle da Groenlândia, território autônomo pertencente à Dinamarca. Em entrevista ao The New York Times, divulgada pelo podcast The Daily nesta sexta-feira (9), Trump declarou que possuir a ilha é "psicologicamente importante" para ele.

"Já tivemos tropas na Groenlândia, mas quero lidar com a Groenlândia da maneira correta. Possuir a ilha lhe dá elementos que você não consegue adquirir apenas assinando um documento", afirmou o presidente.

Questionado sobre a possibilidade de recorrer à força militar para atingir esse objetivo, Trump preferiu não responder, mas disse acreditar que isso não será necessário.

Durante a entrevista, Trump também afirmou que espera manter boas relações com a Europa, mesmo em meio às incertezas nas relações entre Washington e Bruxelas, especialmente diante das especulações sobre uma possível invasão da Groenlândia, território estratégico e rico em matérias-primas essenciais.

Sobre a Venezuela, Trump disse que os EUA mantêm uma boa relação com o novo governo do país e com a presidente interina, Delcy Rodríguez. Segundo ele, Caracas tem atendido a todas as solicitações dos Estados Unidos.

Trump ainda reiterou que não deseja "matar pessoas" e declarou ter sido responsável pelo fim de oito conflitos geopolíticos desde que assumiu a presidência, há quase um ano. "Acabei com oito guerras, mas ainda assim não ganhei o Prêmio Nobel da Paz. Eram guerras complicadas de serem encerradas", ressaltou.