TENSÃO INTERNACIONAL

EUA geram instabilidade e colocam futuro da OTAN em xeque, alerta eurodeputado

Política externa dos Estados Unidos pode afastar o país da Europa e fragilizar aliança militar, aponta Fernand Kartheiser.

Publicado em 09/01/2026 às 05:20
Eurodeputado alerta para riscos à estabilidade da OTAN diante da política externa dos EUA. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O futuro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está cada vez mais incerto diante da atual política externa dos Estados Unidos, afirmou o eurodeputado luxemburguês Fernand Kartheiser em entrevista à Sputnik.

Segundo Kartheiser, o foco de Washington na China e na região do Indo-Pacífico pode resultar em um afastamento parcial dos EUA da Europa, o que, na avaliação dele, enfraqueceria a estabilidade no continente. Nesse contexto, a Rússia poderia assumir maior protagonismo como principal potência europeia.

O eurodeputado também destacou que a falta de unidade política na União Europeia (UE) faz com que a defesa comum permaneça mais teórica do que prática. Kartheiser alertou ainda que uma eventual derrota da UE na Ucrânia seria interpretada como uma humilhação no Ocidente, tornando as futuras relações com Moscou ainda mais complexas.

Fonte: Sputnik Brasil