Trump volta a ameaçar ataques terrestres contra cartéis de drogas: 'Eles controlam o México'
Ex-presidente dos EUA sugere ações militares em solo mexicano para combater o tráfico; governo do México descarta possibilidade.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar lançar ataques terrestres contra cartéis de drogas no México, alegando que essas organizações controlam o país vizinho.
"Vamos começar a atacar por terra os cartéis. Os cartéis controlam o México. É muito, muito triste ver o que aconteceu com aquele país, mas os cartéis estão no comando e estão matando 250 mil, 300 mil pessoas em nosso país todos os anos", afirmou Trump em entrevista ao canal Fox News.
Segundo Trump, 97% do tráfico de drogas para os Estados Unidos por via marítima já foi interrompido, restando agora a necessidade de ações em solo para conter o avanço do crime organizado.
As declarações do ex-presidente norte-americano acontecem em meio à intervenção militar dos EUA na Venezuela, que resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro.
Em resposta, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou nos últimos dias que considera improvável a realização de uma operação militar semelhante à ocorrida na Venezuela em território mexicano.
Apesar das negativas do governo mexicano, Trump reiterou em diversas ocasiões que não descarta a possibilidade de ataques das forças norte-americanas em solo mexicano contra os cartéis, o que pode tensionar ainda mais as relações bilaterais entre os países.
Por Sputnik Brasil