REFORMA MINISTERIAL

Lula prepara criação do Ministério da Segurança Pública após saída de Lewandowski

Divisão do Ministério da Justiça deve ocorrer após aprovação da PEC da Segurança Pública no Congresso Nacional.

Por Com informações da Sputnik Brasil Publicado em 08/01/2026 às 20:10
Lula decide criar Ministério da Segurança Pública após saída de Lewandowski do governo. © Bruno Peres/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar, ainda este ano, o Ministério da Segurança Pública, desmembrando o atual Ministério da Justiça. A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (8).

De acordo com a reportagem, os estudos para a criação da nova pasta terão início imediato na Casa Civil e no Ministério da Justiça. Entretanto, Lula só deverá oficializar a medida após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública pelo Congresso Nacional. Vale lembrar que o compromisso de criar o Ministério da Segurança Pública foi uma das promessas de campanha do presidente em 2022.

Mais cedo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou sua carta de demissão ao presidente Lula. A saída do ministro já era especulada nos bastidores do governo.

Entre os nomes cotados para assumir o novo ministério está o atual diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Já Wellington César Lima e Silva, advogado-geral da Petrobras, é apontado como possível sucessor de Lewandowski no Ministério da Justiça.

A gestão de Lewandowski ficou marcada pela elaboração da PEC da Segurança Pública, proposta que ainda aguarda apreciação no Congresso Nacional.