Lula prepara criação do Ministério da Segurança Pública após saída de Lewandowski
Divisão do Ministério da Justiça deve ocorrer após aprovação da PEC da Segurança Pública no Congresso Nacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar, ainda este ano, o Ministério da Segurança Pública, desmembrando o atual Ministério da Justiça. A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (8).
De acordo com a reportagem, os estudos para a criação da nova pasta terão início imediato na Casa Civil e no Ministério da Justiça. Entretanto, Lula só deverá oficializar a medida após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública pelo Congresso Nacional. Vale lembrar que o compromisso de criar o Ministério da Segurança Pública foi uma das promessas de campanha do presidente em 2022.
Mais cedo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou sua carta de demissão ao presidente Lula. A saída do ministro já era especulada nos bastidores do governo.
Entre os nomes cotados para assumir o novo ministério está o atual diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Já Wellington César Lima e Silva, advogado-geral da Petrobras, é apontado como possível sucessor de Lewandowski no Ministério da Justiça.
A gestão de Lewandowski ficou marcada pela elaboração da PEC da Segurança Pública, proposta que ainda aguarda apreciação no Congresso Nacional.