CURIOSIDADES

Quem manda em estação de trem japonesa são gatos

Tradição iniciada em 2007 transforma felinos em chefes simbólicos e atrai turistas à estação Kishi, em Wakayama.

Publicado em 08/01/2026 às 18:32
Gata Yontama é nomeada chefe da estação Kishi, reforçando tradição felina e atraindo turistas. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Na estação de trem Kishi, localizada na província de Wakayama, Japão, a nova chefe já foi oficialmente nomeada: a gata tricolor Yontama.

Em uma cerimônia solene, Yontama recebeu uma medalha com o título de chefe da estação e apresentou o novo "funcionário" de quatro patas, o gato Rokutama.

Yontama é a terceira chefe felina da estação. A tradição começou em 2007, quando uma gata de rua foi nomeada gerente pela ferrovia local como estratégia para salvar a linha do prejuízo. Desde então, os gatos se tornaram símbolo de sucesso e atração turística na região.