Expectativas de inflação nos EUA sobem para 3,4% em um ano, aponta Fed de Nova York
Perspectivas para três e cinco anos permanecem estáveis, enquanto indicadores de emprego e acesso ao crédito mostram variações
As expectativas medianas de inflação nos Estados Unidos subiram de 3,2% para 3,4% em dezembro, considerando o horizonte de um ano à frente, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira, 8, pelo Federal Reserve (Fed) de Nova York. Já as projeções para três e cinco anos permaneceram estáveis, ambas em 3%.
No que diz respeito ao mercado de trabalho, as expectativas médias de desemprego — ou seja, a probabilidade de que a taxa de desemprego no país seja maior daqui a um ano — caíram 0,3 ponto percentual no mês passado, atingindo 41,8%, segundo o Fed de Nova York.
Por outro lado, a percepção média de encontrar um emprego recuou 4,2 pontos percentuais, para 43,1%. Já a probabilidade média de perder o emprego nos próximos doze meses aumentou de 13,8% para 15,2%.
O relatório também aponta que as percepções sobre o acesso ao crédito, em comparação ao ano anterior, pioraram. Por outro lado, as expectativas das famílias em relação à própria situação financeira para o próximo ano melhoraram: uma parcela menor relatou piora, enquanto aumentou o número das que enxergam melhora em sua condição financeira.