Nasa cancela caminhada espacial após problema médico com astronauta
Primeira atividade extraveicular do ano é suspensa por questão de saúde; retorno antecipado da equipe é avaliado.
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) cancelou, nesta quinta-feira (8), a primeira caminhada espacial de 2024 devido a um problema médico com um dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.
A atividade extraveicular estava programada para esta quinta-feira, mas foi suspensa após um incidente de saúde, não detalhado pela agência, envolvendo um membro da tripulação que não teve a identidade revelada.
Segundo a Nasa, o astronauta permanece em condição estável, enquanto a equipe técnica "avalia ativamente todas as opções", incluindo a possibilidade de encerrar a missão antes do previsto. "Forneceremos novas informações nas próximas 24 horas", informou a agência.
"Realizar nossas missões com segurança é nossa maior prioridade", destacou a porta-voz da Nasa, Cheryl Warner, em comunicado oficial.
A tripulação, formada por quatro astronautas de nacionalidades americana, japonesa e russa, está a bordo do laboratório orbital desde agosto, após o lançamento a partir da Flórida.
Com informações da AP.