Força Nacional reforça presença na fronteira do Brasil com a Venezuela
Governo amplia efetivo da tropa federal em Roraima diante de crise política e militar na Venezuela
A crescente instabilidade política na Venezuela e as consequências da recente ação militar dos Estados Unidos, que buscou depor o presidente Nicolás Maduro, levaram o governo brasileiro a reforçar o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na fronteira com o país vizinho.
Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (8), autoriza o envio de agentes da Força Nacional para Boa Vista, capital de Roraima, e para Pacaraima (RR), principal ponto de entrada de venezuelanos que buscam refúgio no Brasil.
Notícias relacionadas:
- Venezuelanos que vivem no Brasil veem com tristeza crise em seu país.
- Saúde vai monitorar cenário sanitário na fronteira com a Venezuela.
Assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, a Portaria MJSP nº 1.127 determina que os agentes atuarão em ambos os municípios por 90 dias, período que poderá ser prorrogado conforme a necessidade.
Nesse intervalo, a Força Nacional dará suporte aos órgãos estaduais de segurança pública, garantindo a ordem e a integridade da população local.
Força Nacional
Composta por agentes federais, policiais militares, civis, bombeiros e peritos cedidos por estados e pelo Distrito Federal, a Força Nacional de Segurança Pública é vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O contingente da Força pode ser mobilizado em qualquer parte do país, mediante solicitação de governadores ou ministérios que necessitem de apoio em suas operações. Até o momento, o Ministério não divulgou o número de agentes destacados para Roraima.