Sistema Guandu reduz capacidade e compromete abastecimento no Rio
Redução afeta milhões de moradores da capital e Baixada Fluminense; não há previsão de normalização
A concessionária Águas do Rio informou que o Sistema Guandu, operado pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), está operando com capacidade reduzida, comprometendo o abastecimento de água na região metropolitana. Até o momento, não foi divulgado um prazo para a normalização do serviço.
A diminuição na produção de água impacta diretamente o fornecimento para o município do Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti.
Notícias relacionadas:
- Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050.
- Com calor, governo de São Paulo emite alerta para economia de água.
Diante do cenário, a Águas do Rio orienta os moradores a adiar atividades que demandem alto consumo de água até que o sistema seja restabelecido.
O Sistema Guandu é responsável por abastecer mais de 9 milhões de pessoas e fornece cerca de 80% da água potável consumida na região metropolitana do Rio de Janeiro, contemplando os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.