DIPLOMACIA ENERGÉTICA

Colômbia: em conversa com Trump, Petro sugere aliança por energia limpa

Presidente colombiano propõe cooperação regional para substituir petróleo por fontes renováveis nos EUA

Publicado em 08/01/2026 às 07:24
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, detalhou em publicação no X a ligação telefônica realizada na quarta-feira (7) com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo Petro, o diálogo abordou o "desencontro" de visões sobre as relações entre Estados Unidos e América Latina. Na postagem, Petro compartilhou uma imagem gerada por inteligência artificial que mostra uma águia, símbolo dos EUA, ao lado de uma onça-pintada, animal típico da América do Sul.

Diante do interesse de Trump no petróleo venezuelano, Petro defendeu uma aliança regional para explorar o potencial de geração de energia limpa na América do Sul. "Um uso da América Latina apenas para petróleo levaria à destruição do direito internacional e, portanto, à barbárie e a uma terceira guerra mundial", afirmou.

Petro destacou ainda que a América do Sul produz 1.400 GW de energia, enquanto a demanda dos EUA para substituir o petróleo e o carvão é de 840 GW anuais. "A América Latina pode tornar 100% da matriz energética dos EUA limpa, e isso seria o maior passo na luta contra a crise climática em favor da vida", declarou. O presidente colombiano estimou em US$ 500 bilhões o investimento necessário para viabilizar a exploração de energia limpa no continente.