POLÍTICA INTERNACIONAL

Trump anuncia proibição de dividendos e recompra de ações por empresas de defesa dos EUA

Ex-presidente critica remuneração de executivos e exige foco em investimentos para modernização militar

Publicado em 07/01/2026 às 17:26
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 7, que irá proibir o pagamento de dividendos e a recompra de ações por empresas do setor de defesa. Segundo Trump, as companhias têm priorizado a remuneração de acionistas em detrimento de investimentos em fábricas e equipamentos essenciais.

"Esta situação não será mais permitida ou tolerada!", declarou Trump em publicação na Truth Social. "A longo prazo, isso é bom tanto para executivos quanto para acionistas, porque será ÓTIMO para o nosso país!"

Trump também criticou os altos salários dos executivos dessas empresas, classificando-os como "exorbitantes" e "injustificáveis", especialmente diante do ritmo lento de entrega de equipamentos vitais às Forças Armadas americanas.

"A partir deste momento, esses executivos devem construir novas e modernas fábricas de produção, tanto para entregar e manter esse importante equipamento quanto para construir os modelos mais recentes de futuros equipamentos militares. Até que o façam, nenhum executivo deve ganhar mais de US$ 5 milhões, o que, por mais alto que pareça, é uma mera fração do que estão ganhando agora", acrescentou Trump.