Marco Rubio afirma que EUA têm plano de três fases para a Venezuela
Invasão Venezuela, Estados Unidos, Marco Rubio, Donald Trump, Venezuela, Nicolás Maduro
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, revelou que o governo Donald Trump elaborou um plano em três etapas para a Venezuela após a destituição do presidente Nicolás Maduro, ocorrida no último sábado (3).
De acordo com Rubio, o plano prevê as fases de estabilização, recuperação e transição, nesta ordem.
Notícias relacionadas:
- EUA apreendem dois navios que transportariam petróleo da Venezuela.
- Mortes confirmadas em ataque dos EUA à Venezuela chegam a 58.
- Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente.
“O primeiro passo é a estabilização do país. Não queremos que tudo descambe para o caos. Vamos pegar todo o petróleo que está na Venezuela, que eles não podem acessar por causa das nossas sanções. Pretendemos tomar cerca de 30 a 50 milhões de barris de petróleo e vender no mercado pelo valor real, e não com os descontos que a Venezuela praticava”, detalhou Rubio.
Segundo o secretário, os recursos obtidos com a venda do petróleo venezuelano serão controlados pelos Estados Unidos. “Determinaremos que esses valores sejam utilizados em benefício do povo venezuelano, evitando corrupção ou retorno ao antigo regime.”
A segunda fase, de recuperação, prevê que EUA, países ocidentais e empresas tenham acesso ao mercado venezuelano “de forma justa”. Nessa etapa, o objetivo é promover a “reconciliação nacional” no país, anistiando opositores de Maduro, libertando presos políticos contrários ao chavismo e “reconstruindo a sociedade civil”.
Por fim, a terceira etapa é a transição política. Rubio destacou que, ao final desse processo, “a transformação do país dependerá do povo venezuelano”.