SAÚDE

Hospital da Cidade abre vagas para residência médica e se consolida como espaço de formação humanizada em Maceió

Edital oferece vagas para Clínica Médica em unidade que alia ensino, estrutura moderna e atendimento humanizado na rede municipal de saúde

Publicado em 07/01/2026 às 16:30
Hospital da Cidade, primeiro hospital municipal de Maceió, é campo de formação para residentes médicos e referência em cuidado humanizado à população. Davi Silas/ Ascom Saúde Maceió

O Hospital da Cidade (HC), primeiro hospital municipal de Maceió, abre novas vagas para residência médica e reafirma seu papel como espaço de formação profissional e cuidado com as pessoas. Com oportunidades para a especialidade de Clínica Médica, a instituição se destaca em oferecer uma estrutura moderna e uma prática assistencial pautada na humanização, contribuindo para a formação de médicos preparados para atuar com excelência na rede pública de saúde.  

As vagas são referentes ao Processo Seletivo Unificado de Residência Médica de Alagoas 2026 e as inscrições seguem até o dia 19 de janeiro de 2026, com taxa no valor de R$ 650. A prova objetiva será aplicada no dia 25 de janeiro de 2026, às 14h, em Maceió. O processo é realizado pela Associação Alagoana de Apoio à Educação Médica (ALAEM), com organização técnica da Strix Educação.

De acordo com a médica Adriana Cunha, coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital da Cidade, os residentes encontram no HC um ambiente preparado para o aprendizado e para a prática responsável da medicina. “O Hospital da Cidade oferece uma unidade estruturada, com equipes qualificadas e fluxos bem definidos, o que proporciona segurança ao residente durante sua formação. Além disso, temos como princípio a humanização dos atendimentos, algo que o médico em formação vivencia no dia a dia e leva para toda a sua trajetória profissional”, ressaltou.

No sistema unificado da ALAEM, os candidatos não escolhem o hospital no ato da inscrição, apenas a especialidade. A definição da instituição ocorre no momento da convocação para matrícula ou durante os remanejamentos, sempre respeitando a ordem de classificação final, prevista para ser divulgada em 13 de fevereiro de 2026. Assim, um bom desempenho na prova aumenta as chances de o candidato garantir a vaga no hospital de sua preferência, como o Hospital da Cidade. O cronograma prevê que as confirmações de interesse e convocações se estendam pelos meses de fevereiro e março.

Para a especialidade de Clínica Médica, considerada de acesso direto, a prova tem caráter eliminatório e classificatório e é composta por 20 situações-problema, cada uma com três questões objetivas, abordando de forma proporcional as cinco grandes áreas da medicina. O formato busca avaliar não apenas o conhecimento teórico, mas a capacidade de raciocínio clínico dos candidatos.

Júlia Veríssimo, gerente assistencial do HC; Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde; Adriana Cunha, coordenadora da UTI Pediátrica e do Coreme; Célia Fernandes, diretora-geral do HC e Iná Cardoso, diretora técnica do Maceió Saúde. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde
Júlia Veríssimo, gerente assistencial do HC; Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde; Adriana Cunha, coordenadora da UTI Pediátrica e do Coreme; Célia Fernandes, diretora-geral do HC e Iná Cardoso, diretora técnica do Maceió Saúde. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

A diretora-presidente do Maceió Saúde, organização social responsável pela administração do Hospital da Cidade, Camila Porciúncula, ressalta a importância da residência médica para o fortalecimento do sistema público de saúde. “Investir na formação de novos especialistas dentro da rede municipal é uma estratégia que impacta diretamente a qualidade da assistência oferecida à população. O Hospital da Cidade foi pensado também como um espaço de ensino, onde inovação, gestão eficiente e cuidado caminham juntos”, pontuou.

Já a diretora-geral do Hospital da Cidade, dra. Célia Fernandes, destaca o papel do HC como campo de prática e aprendizado. “Receber residentes é reafirmar nosso compromisso com a excelência assistencial. Eles passam a integrar nossas equipes, participam ativamente da rotina hospitalar e contribuem para um atendimento cada vez mais resolutivo e humanizado aos pacientes”, acrescentou.

O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos voltada à modernização e à eficiência na gestão das unidades municipais de saúde. A instituição atua com foco em boas práticas de governança e qualidade na assistência prestada à população de Maceió, sendo responsável por implantar processos que integram inovação, cuidado e gestão eficiente.