RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Casa Branca mantém diálogo com autoridades interinas da Venezuela sob influência dos EUA

Governo Trump reforça contato direto com representantes venezuelanos e destaca controle sobre decisões e recursos do petróleo.

Publicado em 07/01/2026 às 14:36
Reprodução/internet

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quarta-feira, 7, que o governo do presidente Donald Trump mantém contato próximo com autoridades interinas da Venezuela. Durante coletiva de imprensa, Leavitt destacou que há uma correspondência direta com esses representantes e que "suas decisões continuarão a ser ditadas pelos EUA", sem fornecer detalhes adicionais.

Leavitt explicou que o envio de petróleo venezuelano para os Estados Unidos resulta de um acordo bilateral. Segundo ela, Washington está "trabalhando com o país sul-americano e com a indústria petrolífera em um acordo". O petróleo a ser enviado é referente a óleo previamente sancionado, e a comercialização já foi iniciada, com previsão de chegada "muito em breve aos EUA".

De acordo com a porta-voz, os recursos provenientes do petróleo venezuelano serão liquidados em bancos dos EUA, e a distribuição dos fundos ocorrerá a critério do governo americano. Leavitt classificou a iniciativa como "um projeto de longo prazo dos EUA".

Questionada sobre questões de segurança, Leavitt afirmou que não há mais militares americanos em território venezuelano, mas ressaltou que o presidente "reserva o direito de usar o Exército dos EUA, se necessário". Ela acrescentou que os Estados Unidos "farão cumprir todas as sanções" em episódios como o de um navio-tanque apreendido, ao mesmo tempo em que estão "revertendo seletivamente" sanções contra a Venezuela.

A porta-voz também salientou que os EUA "permitirão a venda de petróleo bruto e derivados venezuelanos no mercado". Além disso, anunciou que Trump se reunirá com executivos do setor petrolífero na sexta-feira, dia 9.