Nestlé Brasil faz recall voluntário de fórmulas infantis após detecção de substância
Empresa recolhe lotes específicos de fórmulas infantis por precaução após identificar cereulide, composto potencialmente tóxico.
Nestlé Brasil anunciou nesta quarta-feira, 7, o recall voluntário e preventivo de lotes específicos de fórmulas infantis devido à identificação da substância cereulide em um ingrediente fornecido por parceiro externo. A empresa informou que o composto, produzido pelo microrganismo Bacillus cereus, foi detectado durante análises de rotina de qualidade.
Em nota oficial, a Nestlé declarou: "Notificamos o fornecedor do ingrediente e aprimoramos os protocolos de qualidade".
O Bacillus cereus é um microrganismo comumente encontrado em matérias-primas e, ocasionalmente, em alimentos. Embora geralmente não represente risco à segurança alimentar, pode produzir substâncias como a cereulide, capaz de provocar reações adversas em alguns casos, incluindo vômitos persistentes, diarreia e/ou letargia incomum — sintomas que podem surgir até seis horas após o consumo.
Até o momento, segundo a fabricante, não há relatos de reações adversas ou problemas de saúde relacionados aos produtos afetados, seja no Brasil ou em outros países.
A Nestlé ressaltou que outros produtos ou lotes da linha de nutrição infantil não foram impactados pelo episódio, permanecendo seguros para consumo e disponíveis normalmente no mercado.
A lista completa dos lotes envolvidos no recall pode ser consultada no site oficial da Nestlé.
A empresa afirma manter cooperação com as autoridades sanitárias para garantir a execução do recall e aprimorar os protocolos de controle. "A medida visa a retirada total das unidades remanescentes no mercado e a prevenção de novos incidentes na cadeia de suprimentos", informou.
Consumidores que possuírem produtos dos lotes listados devem interromper o uso imediatamente. A Nestlé oferece substituição ou reembolso integral do valor pago, por meio de seus canais de atendimento ao consumidor.