RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Expectativa é de que acordo Mercosul-UE seja assinado em breve, diz secretária do MDIC

Tatiana Prazeres destaca otimismo nas negociações e ressalta atuação do governo brasileiro para ampliar parcerias comerciais.

Publicado em 07/01/2026 às 11:21
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), afirmou nesta terça-feira que há uma expectativa positiva para a assinatura, em breve, do acordo entre Mercosul e União Europeia. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews.

"A expectativa com o Mercosul e a UE é positiva. As negociações estão concluídas, mas é necessário que haja autorização das instâncias comunitárias para que a Comissão Europeia possa assinar o acordo", explicou Tatiana. "O que costumamos dizer é que o Mercosul está pronto, mas não está parado", acrescentou.

A secretária também ressaltou o empenho do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na ampliação da rede comercial do Brasil e do bloco sul-americano. Ela destacou ainda a assinatura, no ano passado, do acordo entre Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA).