Etanol é mais competitivo que gasolina apenas em Mato Grosso do Sul, aponta ANP
Levantamento da Agência Nacional do Petróleo mostra que apenas um estado apresenta vantagem no uso do etanol em relação à gasolina.
O etanol foi considerado mais competitivo que a gasolina apenas em Mato Grosso do Sul na semana encerrada em 3 de janeiro, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas.
Na média nacional dos postos pesquisados, o etanol apresentou paridade de 72,19% em relação à gasolina no período, índice considerado desfavorável para o biocombustível frente ao derivado do petróleo.
Especialistas do setor destacam, entretanto, que o etanol pode ser vantajoso mesmo com paridade superior a 70%, dependendo do modelo do veículo utilizado.
Em Mato Grosso do Sul, onde o litro do etanol foi comercializado a R$ 4,00, a paridade registrada ficou em 67,34%, tornando-o mais atrativo que a gasolina para os consumidores locais.