Rússia aguarda resposta dos EUA para definir próximos passos após fim do Novo START
Moscou condiciona futuras ações nucleares à posição oficial de Washington sobre proposta de congelamento
A Rússia só irá definir seus próximos passos em relação ao controle de armas nucleares após o término do Tratado Novo START, aguardando antes uma resposta oficial dos Estados Unidos sobre a proposta de congelamento, por um ano, dos limites quantitativos previstos no acordo.
Em entrevista à Sputnik, Oleg Postnikov, diretor do Departamento de Não Proliferação e Controle de Armamentos do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, afirmou que o país espera sinais formais de Washington antes de se manifestar sobre o futuro do tratado e tomar decisões quanto ao pós-Novo START.
De acordo com Postnikov, Moscou espera que, no período restante até o fim do tratado, "Washington finalmente formule e apresente uma resposta substancial à iniciativa construtiva para a era pós-Novo START, lançada pelo presidente da Federação da Rússia em setembro passado".
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Rússia está disposta a manter as restrições do Novo START por mais um ano após 5 de fevereiro de 2026, desde que os Estados Unidos façam o mesmo. Putin ressaltou que as medidas só terão efeito prático se houver reciprocidade por parte norte-americana. Segundo veículos de imprensa, o então presidente dos EUA, Donald Trump, teria considerado a proposta de Putin positiva.
Por Sputnik Brasil