Ministros da Justiça e do Interior da Colômbia reafirmam cooperação com EUA
Autoridades colombianas reforçam parceria com os Estados Unidos no combate ao narcotráfico, mesmo após críticas do ex-presidente Donald Trump.
Os Ministérios da Justiça e do Interior da Colômbia reafirmaram nesta segunda-feira, 5, o compromisso de cooperar com os Estados Unidos na luta contra o narcotráfico, por meio de uma publicação na rede social X.
Em vídeo, o ministro do Interior, Antonio Benedetti, destacou que as pastas representam a intenção do governo colombiano de manter a colaboração com as autoridades americanas. “Informamos aos serviços de inteligência dos EUA que queremos seguir coordenando e cooperando no combate ao narcotráfico. Vamos utilizar a tecnologia e os dados deles para desmantelar estruturas criminosas na Colômbia”, afirmou.
O ministro da Justiça e do Direito, Andrés Idágarra, reforçou que a “luta contra o narcotráfico precisa continuar de forma conjunta”, especialmente na fronteira com a Venezuela, para conter esse “flagelo que provoca tanto dano a outros países”.
As declarações ocorrem após o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, voltar a acusar a Colômbia de abrigar fábricas de cocaína, criticar o governo local e ameaçar uma operação no país, na esteira de ataques americanos na Venezuela para capturar o ex-ditador Nicolás Maduro. O presidente colombiano, Gustavo Petro, respondeu que pretende entender “o verdadeiro significado da ameaça ilegítima” de Trump antes de emitir uma resposta.