GM e concorrentes registram queda nas vendas nos EUA no fim de 2025
Redução nas vendas no último trimestre indica possível desaceleração do setor automotivo em 2026, diante de preços elevados e menor disposição dos consumidores.
A General Motors (GM) e diversas montadoras concorrentes registraram queda nas vendas no final de 2025, sinalizando uma possível desaceleração do mercado automotivo dos Estados Unidos em 2026. O movimento reflete a resistência dos consumidores aos preços elevados dos veículos.
De acordo com comunicado divulgado nesta segunda-feira, a GM — maior montadora dos EUA em vendas e referência para o setor — teve retração de 7% nas vendas no último trimestre do ano, apesar de um crescimento de 5,5% no acumulado de 2025. Honda, Hyundai e Mazda também reportaram recuo nas vendas no mesmo período.
Segundo a CNBC, o desempenho anual da GM foi impulsionado por vendas de veículos elétricos e pelo aumento na procura por SUVs de grande porte e modelos de entrada, como o Buick Envista.
Analistas e empresas do setor preveem que as vendas anuais no país devem cair em 2026, após três anos seguidos de crescimento, em meio ao aperto orçamentário dos consumidores e ao impacto das tarifas, custos que as montadoras dificilmente continuarão absorvendo.
“O que vimos em 2025 vai se estender para 2026”, afirma Randy Parker, CEO da Hyundai Motor America, que registrou queda de 1% nas vendas no quarto trimestre. “O consumidor ainda sente os efeitos da inflação e mantém um sentimento negativo.”
A Stellantis, responsável pela marca Jeep, foi exceção ao registrar aumento de 4% nas vendas nos EUA no quarto trimestre, em relação a um período particularmente difícil no ano anterior.
A montadora italiana vem enfrentando queda de participação no mercado americano e, em 2025, reduziu preços e ampliou promoções para se tornar mais competitiva.
A Ford deve divulgar seus resultados de vendas nesta terça-feira.
Com informações da Dow Jones Newswires