'Se você vir meu estado, não acredita', diz jovem que havia desaparecido no Pico Paraná
Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, caminhou mais de 20 km por mata fechada após ser deixado sozinho por amiga durante trilha.
O jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, que estava desaparecido há quatro dias após iniciar uma trilha no Pico Paraná — o ponto mais alto da Região Sul do Brasil — conseguiu chegar, na manhã desta segunda-feira (5), a uma fazenda no município de Antonina, no litoral do Paraná, onde pediu ajuda.
“Foi Deus. Se você vir meu estado, não acredita”, declarou Roberto em um vídeo divulgado pela família nas redes sociais. A gravação foi feita por uma de suas irmãs durante uma chamada de vídeo, enquanto ele ainda estava na fazenda.
Segundo relatos, o jovem foi deixado sozinho na trilha por uma amiga que o acompanhava. Ela afirmou nesta segunda-feira ter se arrependido da decisão.
De acordo com o tenente-coronel Ícaro Gabriel, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros do Paraná, Roberto percorreu mais de 20 quilômetros por áreas de mata fechada e terreno acidentado.
“Ele, na verdade, chegou sozinho à localidade de Cacatu, já em Antonina, que fica na descida do Pico Paraná. Caminhou mais de 20 km”, explicou o oficial. Mais de 100 bombeiros e 300 voluntários participaram das buscas.
O tenente-coronel acrescentou que a área de buscas havia sido expandida nesta segunda-feira, com equipes percorrendo trechos do litoral até o Pico Paraná, incluindo a região onde o jovem conseguiu auxílio.
O secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Hudson Texeira, informou que Roberto Thomaz será ouvido posteriormente pela Polícia Civil para esclarecer como ocorreu a separação do grupo durante a trilha.