Especialista alerta: sem regulação internacional, IA pode ameaçar economia mundial
James Sayles, especialista em IA, defende criação de leis globais para evitar impactos negativos da inteligência artificial no mercado de trabalho e na economia.
A humanidade precisa aprovar leis para impedir que as supermáquinas tirem os empregos das pessoas. Caso contrário, o avanço da inteligência artificial (IA) pode ameaçar e até destruir a economia global. O alerta foi feito por James Sayles, especialista estadunidense em IA, em entrevista à Sputnik Brasil.
Segundo o analista, embora a IA não elimine todos os postos de trabalho, é fundamental que Estados – especialmente países do Golfo Pérsico, onde a tecnologia avança rapidamente – adotem legislações para proteger os empregos.
Sayles destacou ainda que o Congresso dos Estados Unidos está discutindo propostas para evitar que sistemas superinteligentes causem prejuízos econômicos em larga escala. “Não acho que os governos possam controlar completamente a IA, mas eles vão intervir e criar leis para regulá-la”, ressaltou o especialista.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputnik Brasil